Petrobras X BP – O impacto dos acidentes

21 08 2011

Olá Leitores do Estrategiando.

Desde sexta-feira 19/08/2011, A Petrobras comunicou o desaparecimento de um helicóptero que decolou da plataforma da Petrobras, P-65, na Bacia de Campos.

A Petrobras recomendou que todas as aeronaves do mesmo modelo permaneçam em solo. Hoje, aconteceu uma reunião entre representantes da Companhia e representantes da empresa fabricante do helicóptero, que vieram da Itália.

Nesta tarde a Petrobras comunicou que a aeronave foi localizada com 3 dos 4 ocupantes.

Os detalhes das buscas e os nomes dos ocupantes podem ser conferidas nos links que adicionei neste post. (afinal, vocês sabem que o objetivo do blog é outro).

Assim, vamos fazer nossas análises em relação aos impactos para a Petrobras deste acidente ocorrido na Bacia de Campos – RJ e comparar com o ocorrido no Golfo do México com a empresa BP – British Petroleum (leia aqui).

Pois bem, os acidentes possuem características completamente diferentes e amplitude também. Um envolvendo a vida de pessoas e outro o impacto ambiental como características principais.

Para o caso BP sabemos que os impactos financeiros causados à empresa foi terrível fazendo com que seu valor de mercado despencasse no mercado financeiro e que provavelmente eles ainda levem alguns anos (talvez décadas) para se reposicionar no mercado novamente. (A petrobras passou por algo parecido, com proporção infinitamente menor anos atrás com o vazamento de óleo na Baía de Guanabara no RJ ).

Mas e para a Petrobras, qual será o impacto?

Felizmente a gigante brasileira mostra a cada dia que existe consistência em suas estruturas para estar entre as maiores do mundo. Diversos prêmios recebidos por seus executivos demonstram que há consistência para suportar o crescimento e a pressão que o mercado exige.

Acredito que este acidente não afetará em nada o mercado financeiro nesta segunda-feira pois a gigante tupiniquim vem demonstrando desde o comunicado do desaparecimento da aeronave total envolvimento, disponibilizando toda a infra-estrutura necessária para localização e resgate dos passegeiros e tripulantes do helicóptero.

E quais as consequências para as empresas Engevix e Brasitest? E para a Sênior, dona do helicópetro?

Vamos aguardar o fechamento das operações financeiras de segunda-feira para saber se minha percepção está correta.

Um abraço.

Aos familiares das vítimas, minhas condolências.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: