Empatia – Garantia de Sucesso Profissional e Pessoal

12 02 2011

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra empatia significa:”A capacidade psicológica para se identificar com o eu do outro, conseguindo sentir o mesmo que este nas situações e circunstâncias por esse outro vivenciadas”.”Ato de se colocar no lugar do outro”.

Essa simples palavra quando colocada em prática pode nos tornar pessoas melhores e bem vistas pelos outros, além de proporcionar um crescimento profissional e pessoal sem tamanho.

Simples? Infelizmente não.

Quantas vezes agimos por impulso sem se quer pensar nos outros? Prejudicamos pessoas profissionalmente simplesmente pelo fato que não ter simpatia por ela? Acusamos, denunciamos, implicamos e em nenhum momento paramos para analisar o sofrimento e agonia desta pessoa.

No local de trabalho principalmente, vivenciamos situações que podem exigir um bom desempenho em empatia comunicativa., pois é mais fácil criticar alguém negativamente, do que colocar-se em seu lugar, quando há necessidade de chamar a atenção dessa pessoa.

É importante diferenciar empatia de simpatia ou antipatia. A empatia não é lógica ou racional, é algo natural, que se desevolve com o ser humano. Seu funcionamento é automático, como sentimentos que afloram de acordo com a situação, sem que possamos fazer nada para controlar.

Entretanto, assim como aprendemos a desenvolver a comunicação, espírito de liderança, trabalho em equipe, a empatia pode ser desenvolvida com treinamento, persistência e força de vontade.

Porém cada pessoa deve aprender por si só. Aprender e respeitar as situações, pessoas, reações, enfim aprender o que realmente nos acrescenta conhecimento e crescimento, deixando de lado hieraquia, cor, raça, classe social ou acadêmica.

Um profissional que consegue ser empático com as pessoas tem uma chance maior de sucesso, isso porque ao respeitar os outros, se torna admirado e respeitado simultaneamente.

A partir de agora, pense e reflita um pouco sobre suas últimas atitudes, seja na sua vida pessoal ou profissional. Em como você está lidando com as pessoas ao seu redor, se está sendo justo ou cruel.

Se coloque no lugar das pessoas em que convive e avalie com sinceridade se gostaria de ser tratado da mesma forma ou não.

Avalie até que ponto está sendo um profissional com caráter e não prejudicando pessoas por simples motivos pessoais. Espero que ao terminar de ler esse texto, responda essas perguntas com sinceridade e tente agir com mais empatia para seu bem estar e das pessoas de seu convívio.

Fonte: administrando.biz

 

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